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Para andar de quadriciclo precisa de habilitação? Veja aqui!


para andar de quadriciclo precisa de habilitação

Para andar de quadriciclo precisa de habilitação? A situação dos quadriciclos foi regulamentada pela resolução 573 do Contran e categorizados como um veículo motorizado, por isso bate a dúvida em quem deseja ter essa experiência. No entanto, o quadriciclo, por ser moderno, vem ganhando cada vez mais adeptos.

No Brasil, é visto em praias ou em trilhas ecológicas, pois é adaptado para se locomover com facilidade no asfalto, na areia e em terrenos acidentados. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para você ler antes de comprar um quadriciclo! Pronto para saber mais a respeito? Então, acompanhe a leitura até o final!

Como é a experiência de andar em um quadriciclo?

Adrenalina, diversão e muita emoção! Podemos dizer que,o passeio de quadriciclo, um veículo preparado para aventuras off-road em meio a natureza, é uma experiência radical que fará você se surpreender.

São veículos resistentes, pequenos e fáceis de pilotar. Eles encaram qualquer terreno, o que transforma cada passeio em uma aventura ímpar. Praticar trilhas com quadriciclos é uma grande tendência do ecoturismo de aventura. A seguir algumas características desse pequeno notável:

  • 4×2 – alta capacidade de tração nas rodas traseiras, seu guidão, por ser maior e mais leve, é ágil e faz curvas com facilidade;
  • 4×4 – alta performance em terrenos acidentados e áreas alagadas.

Para andar de quadriciclo precisa de habilitação?

Sim, conforme o artigo 143 do Contran, para sua condução é necessário que o piloto seja habilitado na categoria B, que se destina ao condutor de veículo motorizado. No entanto, para que os quadriciclos possam circular por vias urbanas, eles precisam ser emplacados com a identificação traseira, como já acontece com as motos.

O condutor deve, obrigatoriamente, usar capacetes com viseira ou óculos protetores. Mesmo precisando de habilitação, os quadriciclos continuam proibidos de trafegar em rodovias estaduais ou federais.

Registro e licenciamento

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9503 de 97) estabelece que o quadriciclo é um veículo automotor, podendo ser licenciado para passageiros como também para cargas. Devendo ser registrado e licenciado pelo órgão de trânsito, tendo que portar placas de identificação. Todas as taxas que qualquer veículo paga, o quadriciclo também deve pagar: IPVA, licenciamento e DPVAT.

Equipamentos de segurança

A legislação estabelece quais são os equipamentos obrigatórios para os quadriciclos:

  • espelho retrovisor;
  • farol dianteiro;
  • lanterna traseira;
  • lanterna de freio;
  • indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
  • iluminação da placa traseira;
  • velocímetro;
  • buzina;
  • dispositivo para controle de ruído do motor;
  • protetor das rodas traseiras.

Como escolher um quadriciclo?

São várias dúvidas e você precisa atentar para as características de cada modelo. A escolha final é sua. Vejamos algumas particularidades a serem observadas.

Cilindrada

Quanto maior, melhor o desempenho e maior a velocidade que o quadriciclo pode desenvolver. Por isso, atente às cilindradas do modelo que você escolheu.

Transmissão

Há modelo com várias marchas e outros com apenas uma marcha. Entretanto, a principal vantagem é que você economiza mais combustível e não força tanto o motor do veículo.

Sistema 4×4

A série 4×4, também conhecida como tração nas 4 rodas, distribui a força do motor de modo igual para todas as rodas. Isso faz com que o piloto tenha mais segurança na hora de realizar as manobras e também diminui o risco de atolar na lama, por exemplo

Modo de partida do motor

Existem dois tipos:

  • manual – motor é acionado ao puxar uma cordinha;
  • elétrico – motor é acionado primeiro pela ignição com chave e depois aperto de botoeira no painel.

Agora que você descobriu que para andar de quadriciclo precisa de habilitação, lembre-se que as consequências de não seguir o que está na lei são as mesmas para qualquer outro veículo. Afinal, isso pode colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas.

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